Sobre

A construção do Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC) é resultado de um primeiro encontro realizado no dia 17/04/2021 que reuniu grupos científicos e lideranças de movimentos populares que buscam formar-se na defesa do povo, antes e durante a crise atual.

Neste primeiro ano, foram realizados oito Painéis Internacionais, quatro deles durante o XV Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, e cinco regionais: dois em São Paulo, um em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

A convocatória partiu do grupo de pesquisa do CNPq em Educação, Trabalho, Economia Global e Sustentabilidade (ETEGS) junto ao Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES), em parceria com a Cátedra e Rede da Unesco sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN); a Rede Internacional para um Constitucionalismo Democrático Latino-americano; o projeto de pesquisa O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica: determinações culturais, políticas, econômicas e legais do PPFH-UERJ; o grupo do CNPq/UERJ-UFF-FIOCRUZ Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE); o grupo Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial da CLACSO e o Núcleo de Pesquisa da UFRJ sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ); a Cátedra Livre de Estudos Latino-americanos do Equador; e o Grupo Interdisciplinar Marxista da UNILAB (GIM-UNILAB).

Este espaço de encontro virtual tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da crise, fornecendo análises sobre sua origem, importância e significado como expressão da Crise Orgânica do Capital. Para a análise, não utiliza métodos de caráter positivista que isolam o objeto investigado do meio onde se desenvolve, apesar de não descartar análises empíricas deste tipo, desde que forneçam dados fáticos ao entendimento do fenômeno.

Pretende também subsidiar estudos subsequentes, fomentando a produção de material científico e didático que ajude pesquisas sobre a crise no âmbito nacional e internacional. No mesmo sentido, promover a conformação de mais espaços de debate e reunião permanentes para a cooperação científica.

Para tanto, compete buscar os meios para seu desenvolvimento e auto-sustentação, assim como uma plataforma para a mais ampla divulgação das pesquisas a ele vinculadas, direta ou subsidiariamente, principalmente em formato digital.

Como consequência natural, objetiva estruturar uma rede de entidades apoiada em todos aqueles que participam de comunidades científicas e populares, segundo seu interesse de se formar e contribuir com aspectos da temática desenvolvida.

Esta rede se organiza a partir do nível regional, dando base a Painéis que assim estruturem estâncias superiores, para subsidiar e qualificar debates que contribuam com a compreensão da realidade e com ações organizadas em nível internacional.


Comitê Executivo

Dr. Aluisio P Bevilaqua – Doutor em Educação Brasileiro com pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), líder de pesquisa do ETEGS, presidente do Conselho Científico do CEPPES, pesquisador e professor no PPFH-UERJ

Dra. Ana Lúcia Pardo – Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) com pós-doutorado (PPCULT-UFF), professora de pós-graduação do PPCULT-UFF e da Universidade Cândido Mendes

Dr. Antonio Cícero Cassiano Sousa – Presidente do CEPPES, Doutor em História Social (UFF), professor e pesquisador na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e no ISERJ, e pesquisador do ETEGS

Dr. José Luiz Quadros de Magalhães – Doutor e Mestre em Direito (UFMG), professor de pós-graduação em Direito (PUC-MG e UFMG), presidente da Rede Internacional por um Constitucionalismo Democrático Latino-americano

Ms. Júlia M Pereira Bevilaqua – Mestre em Educação e Inclusão Social, doutoranda em Engenharia de Produção (UFMG), vice-líder de pesquisa do ETEGS.

Dra. Karine Leite – Psicóloga, cursa pós-graduação na USP, é pesquisadora do ETEGS

Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco – Doutor em Educação Brasileira (UFC) com Pós-Doutorado em História da Educação (Universidade de Lisboa), professor de pós-graduação da UNILAB

Prof. Sharian Tamayo – Economista, membro da Cátedra Livre de Estudos Latino-americanos do Equador

Dra. Tania Regina Zimmermann – Doutora em História (UFSC-Universidade de Heidelberg) com pós-doutorado (UFPR), professora de pós-graduação da UEMS


Comitê Científico

Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua

Dra. Ana Lúcia Ribeiro Pardo

Dr. Antonio Cícero Cassiano Sousa

Dra. Beatriz Bissio

Dr. Gaudencio Frigotto

Dr. Ivan Simões Garcia

Dr. José Luiz Quadros Magalhães

Dra. Monica E Bruckmann

Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco

Dra. Tania Regina Zimmermann


Participe desta construção

Caso queira contribuir enviando referências, propondo temas ou indicando alguém para apresentar seus estudos em um dos Painéis, por favor entrar em contato conosco em: Propostas@painelcientifico.org.

Caso queira contribuir financeiramente com nosso trabalho, conheça mais sobre o Fundo de Pesquisa que nos apoia e faça uma doação!


%d blogueiros gostam disto: