III PCAC

O terceiro encontro virtual do Painel Científico de Acompanhamento da Crise – PCAC se realizou no dia 29 de Maio de 2020 e foi dividido em dois momentos, nos quais foram abordados (I) a Crise da Pandemia Covid-19 e (II) a Crise da Cultura, como expressões da Crise Orgânica do Capital em diferentes esferas da vida social, oferecendo assim uma perspectiva inter- e transdisciplinar que enriquece a compreensão da atual conjuntura.

O evento, que teve intervenções de cientistas do Equador e da Nicarágua, além da participação dos Excelentíssimos Dr. Edgar González Marín, Cônsul-geral da Venezuela, e Ms. Samuel Pinheiro Guimarães, ex-Secretário Geral do Ministério de Relações Exteriores e alto representante geral do Brasil perante o Mercosul. Nesta ocasião participaram mais de 80 cientistas, pesquisadores (doutores, mestres, graduados e especialistas), professores e lideranças sociais de distintas áreas do conhecimento interdisciplinar.


Coordenação da Conferência

Professor Dr. José Luiz Quadros de Magalhães (MG)
Professora Dra. Daiane Carnelos Resende (PR)


Intervenções disponíveis

Visite nosso Canal no Youtube e veja a Playlist do III PCAC com todas as intervenções, é só clicar na foto do evento abaixo, ou clique no cientista cuja intervenção específica você gostaria de assistir.


Parte I
Crise da Pandemia de Covid-19


Exmo. Dr. Edgar González Marín

Cônsul-geral da República Bolivariana da Venezuela no Brasil


Exmo. Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

Alto-Representante Geral do Mercosul (2011-2012); Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2009-2010); e Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores (2003-2009)

Dr. Eduardo Azeredo Costa

Assessor de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Dra. Ana Alice Teixeira Pereira

Vice-presidente do CEPPES e ex-gerente do Programa de Controle da Tuberculose (2012-2020) da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro


Parte II
Crise da Cultura


Dra. Ana Lúcia Pardo

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT-UFF)

Ms. Zezita Matos

Atriz de reconhecimento internacional, ex-Professora e Coordenadora de Pedagogia e Letras do Centro Universitário de João Pessoa

Sr. Joel Sanchez Sandino

Economista da Secretaria de Políticas Públicas da Presidência da República da Nicarágua e Técnico Geral em Produção Cinematográfica e Audiovisual

Sr. Fidel Viteri Tamayo

Poeta e Sociólogo, realizou diversos trabalhos de pesquisas em sociologia urbana e sobre os povos originários do Equador para PDVSA, ITSJE e CEPU.


%d blogueiros gostam disto: