Crise Orgânica do Capital e Revolução Educacional

Este XI PCAC Internacional tem por objetivo contribuir com a formulação de um conceito de Revolução Educacional como processo histórico de formação humana, relacionando esta concepção com eixos centrais e pontos para elaboração de um projeto político pedagógico, considerando a sociedade burguesa no Século XXI como um sistema que vive a Crise Orgânica do Capital em seu fundamento: a produção e acumulação de valor ou mais-valor.

Nossa concepção da Crise Orgânica do Capital diferencia-se tanto da formulação atribuída a Trotsky, uma ideia funcionalista; como também da ideia gramsciniana de Crise de Hegemonia; ou ainda da leitura tradicional estruturalista como uma relação contraditória entre forças produtivas e relações de produção.

Nossa tese da Crise Orgânica do Capital é aquela que se sustenta no objetivo da sociedade burguesa: crise na produção e reprodução do capital como valor decorrente de sua alta composição, e colapso na mensuração do valor decorrente da erosão de seu paradigma: o tempo socialmente necessário; como apontou Marx tanto em O Capital como nos Grundrisse ao relacionar este processo à formação do General Intellect, ou Knowledge Social Geral, em clara indicação da ciência e da educação como forças produtivas que impulsionam a objetivação humana e, por conseguinte, a Crise Orgânica do Capital.

A contribuição dos intelectuais, dirigentes e representantes educacionais de Cuba, da Venezuela, do Equador e do Brasil constitui o ponto de partida para este projeto de contribuição com a ciência em geral, em especial a pedagogia, e com o processo de transformação da sociedade.


Veja o PCAC na íntegra.

A gravação do Painel na íntegra, com a tradução ao português, está disponível no nosso canal no YouTube (é só clicar no cartaz ao lado). À medida que forem processados e disponibilizados os vídeos de cada cientista, colocaremos à disposição aqui abaixo (é só clicar na respectiva foto).

https://www.youtube.com/c/PainelCientifico


Convidados

Os cientistas que, a partir de seus estudos e experiências com o processo educacional e revolucionário em seus respectivos países e no mundo, contribuíram com a temática Crise Orgânica do Capital e Revolução Educacional são:


Dr. C. Giorvys Taquechel Román

Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre em Ciências da Educação, com Especializações em Gestão Empresarial e Administração Pública, e Graduado com Licenciatura em Educação, especialidade Marxismo-Leninismo e História. Autor de numerosas pesquisas e obras publicadas. Ocupou diversos cargos relativos à Administração da Educação em Cuba e internacionalmente. Foi agraciado com diversos prêmios e condecorações como: Distinção pela Educação Cubana, Prêmio Especial do Ministro da Educação, Quadro Destacado do Governo, entre outros. Foi eleito Deputado Provincial pelo município Niceto Pérez em 2007 e, desde 2008, é Deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Geral de Educação Média e Superior no Ministério da Educação de Cuba.


Dr. Gaudencio Frigotto

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Administração de Sistemas Educacionais (FGV-RJ). Bacharel em Filosofia e em Pedagogia. É Pesquisador AI–Sênior do CNPq. Membro do Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), do qual foi membro representante do Brasil. Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Autor de inúmeros livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Membro do Comitê Científico de diversas revistas científicas. Foi agraciado com diversos prêmios e condecorações. Atualmente, é Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro junto ao Programa de Políticas Públicas (PPFH) e Membro do Comitê Gestor do Laboratório de Políticas Públicas (LPP-UERJ).


Dra. Eudorielyn Linares Peña

Doutora em Educação e em Ecologia do Desenvolvimento Humano, com Pós-doutorados em Filosofia e Pesquisa; e Políticas Públicas, Responsabilidade Social e Qualidade de Vida. Mestre em Docência para Educação e Graduada com Licenciatura em Educação Integral. Foi Coordenadora do Programa Formação em Empresas e Chefe do Centro de Formação Socialista José Leonardo Chirino e Francisco de Miranda do Instituto Nacional de Capacitação e Educação Socialista (INCES). Foi agraciada com diversos prêmios e condecorações, como a Ordem Simón Rodriguez e a Ordem Cidade Santa Ana de Coro. Atualmente é Professora da Universidade Nacional Experimental Simón Rodriguez e Assessora Estratégica da Comissão Permanente para Educação da, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Nacional.


Coordenação:

Dr. Aluisio Pampolha Bevilaqua

Doutor e Mestre em Educação Brasileira pela UFC com Pós-Doutorado em PolDoutor e Mestre em Educação Brasileira (UFC) com Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Graduado em Ciências Sociais com Licenciatura Plena e Bacharelado (UFF). Atualmente, é Pesquisador e Professor do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) e Presidente de seu Conselho Científico. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho, Economia Global e Sustentabilidade (ETEGS) e Membro do Grupo Trabalho, História, Educação e Saúde (THESES). Membro do Conselho da Rede e Cátedra em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN) da UNESCO. Autor e organizador de diversos livros. Professor e palestrante com larga experiência nacional e internacional. Fundador do PCAC e Presidente de seu Comitê Científico.


Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco

Doutor em Educação Brasileira (UFC) com Pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Ciências da Educação (UFPI). Graduado em História (UFC). Professor da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH), no Bacharelado em Humanidades (BHU), Licenciatura em História e no Curso de Enfermagem. Coordenador do Grupo Interdisciplinar Marxista (GIM/UNILAB); e Membro do Grupo de Estudos com os Povos Indígenas (GEPI). Coordenador de Área do Programa Residência Pedagógica no subprojeto História/Unilab/Ceará. Membro dos Comitês Executivo e Científico do PCAC.


Música do Painel

Banda Pelos – Fausto de Gueto

Gostaríamos de agradecer a banda Pelos por ceder a música Fausto de Gueto, para ser usada na abertura desse Painel sobre Crise Orgânica do Capital e Revolução Educacional.

Para conhecer mais sobre o trabalho da banda Pelos, que surgiu no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte (MG) como Pelos de Cachorro, visite: https://pelos.bandcamp.com/music


%d blogueiros gostam disto: